segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

I Divisão Distrital - 11ª Jornada (2012/2013)

ASS. MURTEIRENSE 3-2 PINHEIRO LOURES

A equipa de futebol sénior da Associação Murteirense recebeu e venceu a equipa do Pinheiro de Loures por três bolas a duas.

No passado domingo a equipa da Murteira recebeu a equipa do Pinheiro Loures em jogo a contar para a 11ª jornada do campeonato e conseguiu arrecadar 3 preciosos pontos.

A primeira parte decorreu sem golos e, já na segunda parte, a equipa da Murteira inaugura o marcador (por volta do minuto 60) por intermédio de Joãozinho.
Passados alguns minutos a equipa da Associação Murteirense amplia a vantagem, desta vez com um golo marcado por Guido.
Mas, a equipa visitante não se deixou abater e conseguiu reduzir a desvantagem para 2-1.
Após marcar golo, a equipa do Pinheiro Loures ficou reduzida a 10 unidades devido a um vermelho directo mostrado a um dos seus jogadores.
A jogar em superioridade numérica é já perto do final do encontro a equipa da Murteira chega ao 3º com um golo marcado por Marcos.
A equipa visitante aproveitou um erro da equipa da Murteira e chega ao 2º golo mas, a partir desse golo o marcador não mais se alterou e a equipa da Murteira conseguiu assim uma importante vitória.

Com estes três pontos a equipa da Associação Murteirense sobe ao 8º posto do campeonato com 13 pontos (ver classificação em http://www.zerozero.pt/edicao.php?id_edicao=48564 ).
A liderança da tabela classificativa pertence à equipa da Coutada que já soma 27 pontos.

No próximo fim de semana a equipa da Murteira desloca-se até ao campo do MTBA para disputar o jogo referente à 12ª jornada do campeonato.

15 comentários:

  1. Parabens pela vitoria no domingo

    Bom dia era muito importante reler as mensagens publicadas no ultimo jogo. Escreveram lá pessoas identificadas que mostraram ser homens com H muito grande, não conheço pessoalmente um apesar de ter trabalho feito e o outro joga cá e tem feito um trabalho notavel no cadaval mas e ....Quanto ao Murteira, acho curiosos que se fale de treinadores, adjuntos, diretores desportivos etc etc para o futuro e crescimento deste clube e , mas curiosamente nunca ninguem menciona o nome do actual tecnico como parte desse futuro, muito curioso.

    Parabens ao Bruno M. e ao Luis C. pelos vossos esclarecimentos

    Felicidades e feliz natal

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde a todos.
    Mais uma vez por motivos de força maior, vejo-me na obrigação de aqui vir defender os interesses da Associação Murteirense e de todos aqueles que e para esta instituição diariamente trabalham.
    Quero relembrar a todos que a minha vinda para treinador desta casa deveu-se ao reconhecimento das minhas competênçias por parte de quem de direito e após três convites em épocas diferentes.
    Tambem ressalvar o comportamento exemplar das pessoas desta terra em relação a mim desde que aqui cheguei nos bons mas principalmente nos maus momentos.
    Honestidade,Humildade e Inteligênçia são caractristicas destas gentes.
    Para todas elas o meu grande obrigado.
    Neste longo trajeto que levo como treinador houve sempre da minha parte o cuidado de não atropelar nada nem ninguem para me levar onde quer que fosse.
    Nunca me oferici para treinar quem quer que fosse, todos os sitios por onde passei fui convidado.
    Uma época de paragem permitiu-me fazer uma retrospetiva em relação o que tinha feito até então, mas foi durante esse ano sabatico que recebi um convite para substituir um colega (Artur Morais Xá).
    De imediato o contactei no sentido de saber a sua posição dentro do clube.
    Soliderioadade,Respeito e Etica são palavras que não abdico de por em pratica em tudo o que faço navida pois os meus pais não me perdoariam se assim não fosse.
    tenho atletas que comigo trabalharam 10, ou 7 ou 5 anos ou seja periodos de longa duração que só são possiveis quando existe confiança, amizade e sucesso.
    Vem tudo isto a proposito de 2 comentarios existentes no jogo do Igreja Nova onde são referidos os nomes de 2 atletas meus que muito respeito e estimo, de 1 ex atleta e atual dirigente do meu clube que me merece tambem toda a amizade e confiança e ainda 2 treinadores de futebol que conheço da nossa distrital.
    O grave é mais uma vez utilizarem nomes de 3ºs cobardemente sobre o anonimato, e aqui estou a falar em 1º lugar dos meus.
    Para conhecimento de todos ainda ontem iniciei contactos com todos eles (Matias,Guido e Barreto nem seria necessario)mas por uma quetão de igualdade resolvi faze-lo.
    Quanto ao André Tomaz a sua reação foi de estupfacção e indignação total dizendo-me que nem sabia da existênçia deste blog mas pedindo-me o seu endereço para brevemente aqui vir intervir conforme entender.
    Quanto ao Luis Camacho não obti nenhuma reáção á minha tentativa de contacto.Porquê? só ele poderá responder. Resta-me o lamento.
    Mas para que não fiquem duvidas quero dizer o seguinte.
    N ão me surpreende o seu comportamento visto tratar-se de alguem que tem usado métodos e formas de vida para atingir os seus interesses que considero pouco éticos.
    Para já não vou falar sobre aquilo que se passou durante a época passada mas numa outra situção se assim for obrigado denunciarei muitas coisas interessantes.
    Mas já nesta época aquando da nossa derrota nos Arneiros o Luis Camacho logo após o jogo enviou uma mensagem dizendo que continuavm disponiveis para treinar a Murteira.
    Eu e mais pessoas lemos esta mensagem.
    A isto eu chamo comportamentos cobardes,falta de respeito e cair no ridiculo.
    Se é proibido utilizar estes métodos? claro que não.
    Mas os comportamentos ficam para quem os pratica.
    Em resumo quero que todos saibam que os comentarios a denegrir quer amim quer os meus atletas ou os meus dirigentes só nos têm fortalecido o espirito de grupo e dado mais força para continuarmos com o nosso trabalho.
    Vou continuar muito atento a tudo o que se passa em redor da minha equipa e caso tenha de comprar uma guerra com alguem não exitarei em faze-lo em defesa da instituição que represento e representarei no futuro até que as pessoas que dirigem este clube assim entendam.
    Quem me conhece sabe que só um osso duro de roer e quando me obrigam a jogos psicologicos vou até ao fim no sentido de os vencer.
    Cada vez mais estou proximo saber quem são aqueles 2 ou 3 frustrados que semanalmente para aqui vêm descarregar a sua frustação familiar, profissional mas principalmente a desportiva.
    Porem tenho a certeza de uma coisa.
    Ninguem deles é da Murteira.




    ResponderEliminar
  3. PEDRO FERREIRA,

    Para que conste, só sgora uso faço uso deste blog pois acho que ao longo dos dois anos, este é o momento em que o meu grupo está mais coeso, dessa forma não me julgo como foco de destabilização. Ao longos dos quatro anos em que tenho sido responsavel pelo sector desportivo, quero deixar um grande obrigado, aos meus colegas de direcção, pelos momneto bons e menos bons por que temos passado. Gostava também de ressalval que há pouco mais de quatro anos o nosso campo desportivo não era mais que um vazedouro de lixo e refugio para uns "charros", futebol na Murteira já nem se ouvia falar... Foi com o meu esforço e com o esforço de todos os meus colegs, que se ergueram muros, balneários e sintético, obras que muito me orgulham. Penso que desta forma está dignificado o homem, o Murteirense e o pai, do qual muito me orgulho, por me ter dado esta veia e este gosto por esta equipa... o Murteirense.
    Quero ainda sublinhar que ao longo destes anos escolhi as pessoas que ao momento julguei serem as mais adequadas para as diversas funções (treinadores, jogadores, massagistas, etc.). Saliento aqui o esforço que o mister Simão teve no 1º ano (chegando a atreinar apenas com metade do campo), os misters Rui Almeida e Perez pelos excelentes resultados e subida de divisão (a este respeito nunca houve interesse em comentar no blog),

    ResponderEliminar
  4. (continuação)

    uma palavra de apreço e gratidão ao mister Paulo Roque pelo trabalho e dedicação inigualável a esta instituição.
    Quero ainda pedir desculpa a todos os nomes mencionados neste espaço, Guido, Matias e Barreto, porque partilho o balneário diariamente com eles. Saliento que estou disponivel para receber, quem quer que seja e debater ideias sobre o futuro do Murteirense, pois esta associação encontra-se em processo eleitoral, a decorrer durante o mês de Janeiro próximo... Protocolos, camadas jovens, etc., esstão no meu projecto mas, meus amigos, como são anónimos, em nada me ajudam a executá-lo. Estou disponivel para largar as minhas funções na hora (não deixando nunca de honrar e apoir o Murteirense), pois também tenho familia, sonhos e objectivos desportivos.

    Sem mais de momento,

    Cumprimentos,

    Pedro Ferreira
    (Para contacto: sede do Murteirense ou através do mail pedro.m.ferreira.1973@gmail.com)

    ESFORÇO, QUERER E PAIXÃO! FORÇA MURTEIRENSE

    ResponderEliminar
  5. Boa noite a todos os intervenientes neste blog , fui hoje supreendido pelo meu amigo Paulo Roque que me telefonou e que me colocou ocorrente daquilo que se tem passado neste espaço . Em primeiro lugar gostava de partilhar que como treinador nao acho correto comentar seja o qualquer espaço na net ou seja onde for , penso que a este nivel distrital as pessoas querem é sobressair e mostrarem se de forma pouco correta por isso nao contem comigo para dar entrevistas "gratuitas" (por minha iniciativa ) na net , abrindo uma excepçao desta vez por consideração ao Paulo Roque pela sua atitude de frontalidade em me ter telefonado hoje . Sendo assim esclareço que nunca tinha visitado antes este espaço , nao sabia da existencia do mesmo e por isso logicamente nao comentei nada aqui . A quem decidiu utilizar o meu nome agradeço por um lado o reconhecimento de competencias ao associar me a este clube , mas por outro peço para nunca mais o fazer porque neste momento o Murteirense tem treinador , e eu tambem tenho clube , pelo que penso que deve haver o maximo respeito pelo Paulo Roque por mim e pelos clubes envolvidos (Murteirense e Cerca ). Penso que nao haja muito mais a dizer sobre a situação , acrescento apenas que diga o que se disser neste espaço sobre quem quer que seja nao voltarei a comentar aqui , quem tiver algum problema se nao souber o meu numero de telefone arrange e ligue para mim , nao valorizo este tipo de situaçoes para mim os intervenientes neste tipo de situaçoes nao deviam responder , se fosse assim a valorizar este tipo de situaçoes os profissionais de futebol nunca conseguiam dormir a pensar no que se escreve em jornais desportivos etc . Deixo os meus cumprimentos ao Paulo Roque , ao Murteirense e ao Bruno Matias que é uma pessoa que conheço a algum tempo desde que fomos adversarios em campo . Saudaçoes desportivas para os restantes , boa continuação de epoca e Boas festas para todos um Santo natal e um prospero ano novo !!!

    Ass: André Tomaz

    ResponderEliminar
  6. Agradeço que o administrador desta página coloque o meu texto. Desde já o meu obrigado.

    Estou completamente destrocado com as palavras do Sr. Paulo Roque. Não vou descer ao nivel execrável do que aqui foi escrito, mas sou pai,tenho familia e ocupo um cargo publico conquistado a pulso e desportista à 40 anos e não deixarei de dar oportunidade ao Sr. Paulo Roque de poder demonstrar no local adequado o que afirmou e passo a citar:


    ""Mas para que não fiquem duvidas quero dizer o seguinte.

    Não me surpreende o seu comportamento visto tratar-se de alguem que tem usado métodos e formas de vida para atingir os seus interesses que considero pouco éticos.""

    Sobre a época passada, a história e os factos apoiam-me a menos que tenha sonhado, mas isso pouco interessa agora perante a maior ofensa publica de que fui alvo na minha vida.

    Os melhores cumprimentos
    Luis Camacho
    camacholuis@sapo.pt
    lavcamacho@hotmail.com

    ResponderEliminar
  7. Resposta ao Sr. Luis Camacho.
    Tal como você tambem tenho familia e tudo o que conquistei nos 44 anos de vida e de 35 como desportista foi fruto do meu trabalho e competênçia.
    Ofendido e maltratado tenho sido eu semanalmente neste blog por cobardes atrá do anonoimato.
    Quanto á época passada quando diz que a historia e os factos o apoiam deve-se de referir aos factos de ter terminado o seu campeonato num honroso 5 º lugar na 2ª divisão o que lhe permitiu atingir os objectivos desportivoscalculo eu.
    Quanto a mim felizmente que tambem consegui atingir em conjunto com todos os que me acompanham os meus (a manutenção). Portanto como vê não sonhou tratou-se de pura realidade.
    Em relação ás dificuldades que ambos tivemos de ultrpassar só posso falar das minhas pois, numa fase decisiva da época tive opurtonidade de constatar que haviam da sua parte contactos frequentes com atletas do meu clube (metodos e formas de vida que considero pouco éticos)no sentido de os motivar acontinuarem no clube na época seguinte sobre o seu comando (a isto eu chamo falta de ética e de respeito.
    Tinha autorização por parte alguem do meu clube para o fazer?
    Se tinha então eram dois a contribuir para a destabilização do meu trabalho.
    Tanto mais que se trata de alguem que quando em vez me contactava para falarmos de Futebol(lembra-se?) aparentemente eramos duas pessoas que se respeitavam dentro da area em que nos tinhamos conhecido.
    Ao contrario do que aqui diz se há alguem que aqui se pode e deve sentir ofendido e magoado não é voçê.
    Saliento que apenas referi o seu nome referindo factos facilmente constataveis porque á minha tentativa de chegar á fala consigo não recebi qualquer resposta, porque se tivesse existido provavelmente as coisas teriam sido diferentes e como diz o povo quem cala consente.
    Volto a dizer alto e a bom som para que não fiquem duvidas RESPEITO,ÈTICA E SOLIDERIEDADE são palavras sagradas na minha forma de estar na vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento os insultos de que foi alvo ( não tem nenhum meu certamente ), como lamento aqueles que proferiu aqui a meu respeito. Confesso que ainda tive esperança que o sr. conseguisse perceber o injusto que foi comigo. Lamentavelmente não só reforçou as coisas como adicionou mais umas incorrecções, terá também oportunidade trazer o(s) jogador(es) do Murteirense com que eu falei, porque nunca falei com nenhum, simples, repito com nenhum jogador do Murteirense falou comigo, ou com alguem que trabalhe comigo
      Por fim foi com um enorme orgulho que fiquei em 5ª lugar no CFJeromelo na 2ª divisão distrital, depois de 8 épocas de alegrias e tristezas e o 5ª lugar foi simplesmente excepcional, mas não coseguirá entender isso. No entanto a festa e homenagem no fim da época que me foi oferecida pelo clube, é algo que tenho como um momento importante da minha vida, tal o reconhecimento que senti daquelas gentes, com o tal 5ª lugar na ultima divisão do futebol distrital, modesto mas honroso, tal como eu gosto de ser, mas imagino que terá dificuldade em entender isso. Neste dias quem quis falar comigo ( e foram muitos fizeram-no ) fizeram, atendi todos, é bom sabermos que temos gente que acredita em nós, que nos respeita e acarinha.
      Desportivamente desejo-lhe felicidades, para si e para o Murteirense.

      Civilmente teremos oportunidade de resolver estas questões, a seu tempo.

      Será a ultima vez que escreverei neste espaço.
      Muito obrigado ao Administrador deste espaço por ter tido a gentileza de ter colocado os meus comentários.Muito obrigado

      Os melhores cumprimentos
      Luis Camacho
      camacholuis@sapo.pt
      lavcamacho@hotmail.com

      Eliminar
  8. O meu nome é João Souzela Fernandes antigo Presidente do Grupo Desportivo Samora Correia, como o mundo é pequeno soube (fui avisado) por um antigo jogador do alvo de calúnia que o Prof. Luis camacho, foi vitima. Venho aqui prestar a minha solidariedade ao Professor, que como ele sabe bem deixou aqui saudades como homem e treinador quando foi treinador do Samora na 3ª divisão e Na Honra e disponibilizar-me para algo que necessite.
    Não deve ser preciso porque o Professor Luis Camacho cultivou ao longo dos anos muitas amizadas que estarão disponivel para o defender, infelizmente existem sempre as más linguas e a essas simplesmente ignoramos.
    Um grande abraço

    Fica o email da minha filha, pois nao tenho dessas coisas.

    Joana_Henriques@sapo.pt

    João Souzela Fernades

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro presidente, ja conversamos hoje, mas fica aqui o agradecimento publico.


      Luis Camacho
      camacholuis@sapo.pt
      lavcamacho@hotmail.com

      Eliminar
  9. Boa noite a todos os intervinientes deste blog.
    Chamo-me Paulo Albuquerque, e sou treinador adjunto do Prof. Luis Camacho, venho escrever neste blog pela primeira e ultima vez por causa de uns comentários do colega de Profissão Mister Paulo Roque.
    Quero dizer que estou solidário com o Prof. Luis Camacho (pessoa que já trabalho á oito anos).
    Não compreendo bem os comentários na praça publica vindo do Mister Paulo Roque em relação ao que aconteceu na época passada, porque houve contactos da parte de elementos da direcção do Murteirense com o Prof., para uma hipodese de ir treinar o Murteirense.
    Digo isto porque estava por dentro do processo, até fui o primeiro a ir observar um jogo do Murteirense antes do Prof. Luis Camacho, (jogo esse que o Murteirense Ganhou bem)e depois mais tarde voltamos a observar mais alguns jogos desse clube(Hora se estavamos a observar jogos dessa equipa era porque havia algo?),caso contrário não se ia observar os jogos do Murteirense,apesar de tudo isso nunca houve contactos nenhuns da nossa parte com jogadores do seu clube para eles continuarem na época seguinte como o Mister Paulo Roque se está a referir.

    Atentamente,
    Paulo Albuquerque

    ResponderEliminar
  10. Em 1º lugar nunca me ouviu dizer que os insultos de que fui alvo aqui eram de sua autoria.
    Em 2º lugar é verdade que não me respondeu a um SMS que lhe envie na passada quarta feira de manhã no sentido de conversarmos e esclarecermos o que fosse necessario e entendesse-mos.
    Em 3º lugar a mensagem que aqui referi enviada por si após o nosso jogo nos arneiros a oferecer-se para treinar a Murteira existiu e voçê sabe disso.
    Em 4º lugar e relativamente a contactos com atletas meus vou tentar relembra-lo de uma conversa telefonica existente entre e o atleta Maickol Sabino a dia de treino nosso. Ou é mentira? Voçê sabe que é verdade...
    Sinceramente não percebo onde o insultei quando apenas constatei factos.
    Quanto ao trabalho desenvolvido por si no seu anterior clube não houve da minha parte nenhuma ironia da forma com lhe transmiti a minha ideia pode ter acerteza disso.
    Eu tambem representei um clube durante 12 anos e tambem me foi reconhecido o mérito após a minha saida, portanto sei perfeitamente daquilo que estamos a falar.
    Volto a frizar que nada me move a nivel humano contra si agora que de uma forma direta prejudicou o meu trabalho enquanto treinador da Murteira isso não tenha a minima duvida, evoçê tambem sabe isso pois se estivesse no meu lugar teria exatamente a mesma opinião.
    Espero que este assunto fique encerrado por aqui e o meu desejo é não ter de voltar a este local para falar do mesmo.
    Quanto a mim estou disponivel para o que desejar e sempre contactavel atravez do meu nº de sempre que voçê conhece

    ResponderEliminar
  11. Conversaçôes destas eram desnecessárias neste sitio,e por pessoas responsáveis desta praça.
    Um bom natal a todos

    ResponderEliminar
  12. Em 1º lugar os meus parabens pela vitória de hoje e pela classificação.
    Em 2º lugar eu nunca falei na minha vida com o jogador Maickol ( não sei onde foi buscar essa informação ), agora se o referido atleta ouve uma conversa, não é da minha responsabilidade, repito nunca troquei uma palavra com nenhum jogador do Murteirense, nem mesmo com aquele e unico que conheço, pelo que é falso.
    Em 3º lugar e sobre a mensagem sms jogo do Arneiros ela é verdadeira e a pergunta que lhe faço é a seguinte? Porque acha que mandei o sms, seria a resposta a algo?
    Em 4º lugar, não recebi nenhum sms seu. Tem gente ao seu lado que conversa todas as semanas comigo, por isso teem o meu numero de telefone sempre à mão e nenhum sms seu chegou aqui.
    Em 5º lugar ainda não percebi onde é que eu prejudiquei o seu trabalho, mas devo ser eu que "não tenho capacidade para perceber", nem todos podemos ter essa capacidade, por isso deve ser mesmo problema meu.


    Por fim, tudo isto passa para 2 plano, quando num espaço publico, o sr me ofende acusando-me de e volto a cita-lo

    ""Mas para que não fiquem duvidas quero dizer o seguinte.

    Não me surpreende o seu comportamento visto tratar-se de alguem que tem usado métodos e formas de vida para atingir os seus interesses que considero pouco éticos.""

    E de seguidamenete me acusar de conversar sobre o futuro com jogadores do Murteira

    Todos nos temos os nossos maus momentos e penso que ja teria mais que tempo para assumir que foi da sua parte um pessimo momento ter-me insultado desta forma. Tenho esperado que se retrate no mesmo local. Não sou nem nunca fui uma pessoa rancorosa por isso após ver o meu nome "limpo" desta situação, esquecerei este desagradavel incidente e coloco uma ponto final nisto.

    Não sendo assim ( e não entenda isto como uma ameaça, apenas uma constatação dos factos irei avançar civilmente ),poderá nem sequer estar preocupado com esse facto e valerá o que valerá, mas nesse dia estaremos la todos para ver o que vale na realidade e o texto e as evidencias já foram entregues aguardam apenas autorização minha para avançar. Poderá também nesse dia trazer o atleta Maycol para explicar em que dia/hora e local eu conversei com ele.

    Termino dando os parabens novamente pela vitória de hoje e desejar um Feliz Natal a todos os que trabalham em prol do futebol distrital e que o proximo ano traga algum bom senso.

    Coms os melhores cumprimentos

    ResponderEliminar
  13. Sr.Luis Camacho.
    Verifico que ao contrario do que aqui afirmou no dia 14 de Dezembro de 2012 e cito(será a ultima vez que escreverei neste blog) vem novamente argumentar em funçaõ da minha resposta.
    Em 1º Lugar agradecer-lhe os parabens que endereça á minha equipa.
    Em 2º Lugar em relação ao ter falado ou não com o jogador Maickol ninguem melhor do que ele para esclarecer esta situação. Com certeza que se quiser o nº com facilidade o obterá.
    Em 3º Lugar sobre a mensagem aquando do jogo nos Arneiros não sei se foi resposta ou não, mas uma coisa eu sei quem recebeu a mensagem de imediato fez questão de me dar conhecimento e mostrando-ma a mim e mais 3 pessoas.
    Em 4º Lugar em relação ao SMS que lhe enviei e diz que não recebeu tenho-o guardado com data e hora.
    Em 5º Lugar quanto ao facto de não entender onde me prejudicou no meu trabalho não compreedo como sendo tambem treinador consegue ter essa declaração. Parece-me obvio que aquilo que deveria ter feito por Ètica e respeito por um colega com o qual falava a miude era pelo menos um SMS para como duas pessoas que se respeitam fariam.
    Quero aqui relembrar-lhe palavras suas no dia 20 de Abril de 2012 (Ainda como treinador do meu ultimo clube fui convidado em Fevereiro de 20212 para treinar o Murteirense,por isso acho estranho o comentario que diz que em Novembro de 2011 o Paulo Roque tinha sido combinado a renovar).
    Ora Bem, no dia 4 de Abril de 2012 saiu aqui a noticia de que tinha sido transmitido ao jogadores que eu seria o treinador na época seguinte eu pergunto porque apenas no dia 20 do mesmo mês voçê vem com esta declaração onde começa por dizer isto(Gostaria de definitivamente acabar com estes textos que envolvem o meu nome).
    Sabe tão bem como eu as razões que só em abril o levaram a vir aqui falar.
    Por fim dizer-lhe que tive o cuidado de ao longo do tempo em que decorre este processo que está tambem salvaguardado pela minha parte há muito e que se as coisas tiverem de tomar o caminho dos tribunais como insinua desde o primeiro dia comn certeza que vai ser bastante interessante ver mais gente envolvida em tudo isto porque a culpa não morrerá solteira.
    Volto a dizer, nunca o ofendi nem injuriei nem nunca o faria em circunstânçia alguma.

    ResponderEliminar